sábado, 13 de julho de 2019

Aforismos modernos de 2017


Fui procurar essa postagem de 2015, onde meu amigo Johann Freire fazia, naquela época, uma "revisita" a um post feito por ele em 2012. Vou revisitar a revisita dele e atentar para a terceira excrescência. É a maneira mais simples de se reconciliar com o real, em especial ao tratar de alguns fatos recentes como o rebuliço de Charlottesville.

"Duas excrescências do mundo moderno com as quais ainda não consigo -- e receio jamais conseguir -- conviver pacificamente: café descafeinado e pizza doce. A civilização começou com a destilação, sentenciou Faulkner; e terminou no exato momento em que tiraram a cafeína do café e puseram doce na pizza, sentencio eu.'

Agora, assistindo a um debate na tevê em que o apresentador parecia bastante surpreso com o fato de ainda existir racismo no Brasil em pleno ano de 2015, uma terceira excrescência me veio à cabeça: a ideia de que a humanidade melhora à medida que o tempo passa. Como se a cada ano subíssemos um degrau na escala do aperfeiçoamento coletivo. Não é bem assim com a humanidade em geral e suspeito que tampouco seja assim com você em particular.

Eu mesmo, relendo minhas postagens de três, quatro anos atrás, lembro que nessa época era um sujeitinho muito melhor do que sou hoje. Voltando ainda mais na linha do tempo, em comparação com isso que me transformei, aos doze anos eu beirava a santidade; aos cinco era um semideus."

Johann Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário